Vai ser, brevemente, implementado, em Carrazeda de Ansiães, um projeto que se foca na promoção da saúde mental dos idosos e dos cuidadores informais.
O projeto Tecer é promovido pela Associação AlmaTua – Associação Para a Prevenção da Doença & Promoção da Saúde Mental, em parceria com o município.
A coordenadora do Tecer, Sandrina Costa, esclarece que o projeto vai percorrer várias localidades com diversas ações. “Os cuidadores informais, são, muitas vezes, negligenciados nas políticas de saúde mental e pretendemos promover sessões de apoio psicológico e também criar um grupo de ajuda. O objetivo é fortalecer as redes de apoio mútuo e fomentar a troca de experiências e estratégias. Também vamos fazer sessões com uma abordagem de estimulação cognitiva individual para cada idoso, promover sessões psicológicas e ainda criar um grupo de entreajuda. Também temos delineado promover ações de psicoeducação, que vão abordar desde sintomas de doença, como práticas de cuidado, tanto para idosos como também para os cuidadores”.
A coordenadora diz que o projeto faz todo o sentido em Carrazeda de Ansiães, dado o número de idosos que existe no concelho. “A verdade é que Carrazeda é o 33º município, num total de 308, onde há mais idosos por 100 jovens, ou seja, cerca de 17% da população tem mais de 75 anos. E é também o 30º município onde há o maior índice de dependência total, ou seja, a proporção de pessoas dependentes em relação à população em idade ativa é substancialmente muito alta comparados a outros municípios”.
O projeto é composto por vários técnicos e é financiado pelo BPI - Fundação “la Caixa” e promovido pela Associação AlmaTua, criada em 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário