Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Implementado projeto de apoio à saúde mental de idosos e cuidadores informais em Carrazeda de Ansiães

 O projeto Tecer é promovido pela Associação AlmaTua – Associação Para a Prevenção da Doença & Promoção da Saúde Mental, em parceria com o município


Vai ser, brevemente, implementado, em Carrazeda de Ansiães, um projeto que se foca na promoção da saúde mental dos idosos e dos cuidadores informais.

O projeto Tecer é promovido pela Associação AlmaTua – Associação Para a Prevenção da Doença & Promoção da Saúde Mental, em parceria com o município.

A coordenadora do Tecer, Sandrina Costa, esclarece que o projeto vai percorrer várias localidades com diversas ações. “Os cuidadores informais, são, muitas vezes, negligenciados nas políticas de saúde mental e pretendemos promover sessões de apoio psicológico e também criar um grupo de ajuda. O objetivo é fortalecer as redes de apoio mútuo e fomentar a troca de experiências e estratégias. Também vamos fazer sessões com uma abordagem de estimulação cognitiva individual para cada idoso, promover sessões psicológicas e ainda criar um grupo de entreajuda. Também temos delineado promover ações de psicoeducação, que vão abordar desde sintomas de doença, como práticas de cuidado, tanto para idosos como também para os cuidadores”.

A coordenadora diz que o projeto faz todo o sentido em Carrazeda de Ansiães, dado o número de idosos que existe no concelho. “A verdade é que Carrazeda é o 33º município, num total de 308, onde há mais idosos por 100 jovens, ou seja, cerca de 17% da população tem mais de 75 anos. E é também o 30º município onde há o maior índice de dependência total, ou seja, a proporção de pessoas dependentes em relação à população em idade ativa é substancialmente muito alta comparados a outros municípios”.

O projeto é composto por vários técnicos e é financiado pelo BPI - Fundação “la Caixa” e promovido pela Associação AlmaTua, criada em 2019.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário