Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

GNR de Bragança vai distribuir aparelhos eletrónicos a idosos mais isolados para os socorrer com mais rapidez

 No distrito há mais de 3300 idosos isolados


A GNR de Bragança vai distribuir aparelhos eletrónicos a idosos mais isolados para os poder socorrer com mais rapidez. No distrito de Bragança, segundo os “Censos Sénior 2024 da GNR”, há 3 367 pessoas nestas condições. O projeto e-Guard tem como objetivo aproximar as autoridades da população mais envelhecida em condições de vulnerabilidade, explica o Major do Comando Territorial de Bragança, Hernâni Martins. “É um equipamento que permite uma ligação, chamada. É um complemento muito importante ao nosso policiamento comunitário, dirigido à população idosa e isolada, com vulnerabilidades, e permite também dar uma resposta mais eficaz a estas pessoas”.

O idoso vai estar 24 horas por dia ligado a uma central da GNR e pode acionar o aparelho sempre que precisar, por exemplo, para pedir socorro, como “em momentos em que está numa situação de maior fragilidade”, “está fora de casa e não consegue aceder a um telefone para telefonar, por exemplo”. “Estão no seu quintalzinho, no seu passeio e tem algum problema, permite-lhe acionar esse dispositivo e fazer uma chamada direta para aqui, para a nossa sala”.

É a primeira vez que o projeto e-Guard é implementado no distrito de Bragança. Estará no terreno ainda este mês.

De acordo com os últimos dados dos Censos Sénior, a GNR vai distribuir aparelhos eletrónicos que permite aos idosos mais isolados pedir ajuda. Quando é acionado, as autoridades recebem um alerta, permitindo uma resposta mais eficaz.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário