A GNR de Bragança vai distribuir aparelhos eletrónicos a idosos mais isolados para os poder socorrer com mais rapidez. No distrito de Bragança, segundo os “Censos Sénior 2024 da GNR”, há 3 367 pessoas nestas condições. O projeto e-Guard tem como objetivo aproximar as autoridades da população mais envelhecida em condições de vulnerabilidade, explica o Major do Comando Territorial de Bragança, Hernâni Martins. “É um equipamento que permite uma ligação, chamada. É um complemento muito importante ao nosso policiamento comunitário, dirigido à população idosa e isolada, com vulnerabilidades, e permite também dar uma resposta mais eficaz a estas pessoas”.
O idoso vai estar 24 horas por dia ligado a uma central da GNR e pode acionar o aparelho sempre que precisar, por exemplo, para pedir socorro, como “em momentos em que está numa situação de maior fragilidade”, “está fora de casa e não consegue aceder a um telefone para telefonar, por exemplo”. “Estão no seu quintalzinho, no seu passeio e tem algum problema, permite-lhe acionar esse dispositivo e fazer uma chamada direta para aqui, para a nossa sala”.
É a primeira vez que o projeto e-Guard é implementado no distrito de Bragança. Estará no terreno ainda este mês.
De acordo com os últimos dados dos Censos Sénior, a GNR vai distribuir aparelhos eletrónicos que permite aos idosos mais isolados pedir ajuda. Quando é acionado, as autoridades recebem um alerta, permitindo uma resposta mais eficaz.
Sem comentários:
Enviar um comentário