Neste evento, das festividades tradicionais, vão estar mais de 100 Caretos à Solta, onde as cores predominantes vão ser o amarelo, o verde e o vermelho, para dar cor à uma festa, onde já passam por pela aldeia, estimam-se cerca de 50 mil pessoas, vindas de vários pontos do país, mas também, internacionais. Um número que poderá ser ultrapassado, garante António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence:
“Esse número pode ser ultrapassado, com aquilo que nós temos de solicitações, a nível de agências de viagens, desde o Algarve até ao Minho, prevê-se que venha muita gente. Mas o fator climatérico, poderá influenciar, como este é um evento de rua. Não podemos garantir. Uma vez que tem por base as condições atmosféricas. Mas se tudo correr bem neste sentido, prevê-se uma grande afluência de pessoas para o Entrudo Chocalheiro.”
O programa conta com os momentos de animação habituais, ligados a esta festa, como o desfile de Marafonas, o Desfile Noturno, o Pregão Casamenteiro, a Queima do Entrudo, entre muitos outros momentos.
Mas a par destas atividades, também vão decorrer outras ligadas ao turismo de natureza, como caminhadas, passeios de barco, visita ao Geoparque Terras de Cavaleiros. E ainda mais experimentais como os atelier’s de “Experiência ser Careto”, “Pinta a tua máscara”, que já são também um produto turístico. António Carneiro, refere que estas atividades são o reflexo do que já é o sucesso do evento:
Sim, esse é o sucesso do evento. A matriz do evento tem-se afirmado. Em que os Caretos só por si, não poderiam atrair tantos visitantes. E por isso, nós temos que criar uma panóplia de atividades, para que quem venha ao entrudo, possa desfrutar de muitos momentos e de muitas emoções. E de ano para ano, temos criado e dado sustentabilidade a esse tipo de emoções.
No domingo, às 17h00, vai ser inaugurada a exposição no Museu do Careto, da autoria do artista Kamane, de Macedo de Cavaleiros, com o tema “symphony for mask and colors”, que promete ser “fora da caixa” e que é uma surpresa, garante António Carneiro. Na segunda-feira, às 16h30, vai ser inaugurado o Mural dedicado ao Papa Francisco. Este ano, não está confirmada a presença do Presidente da República, mas Marcelo Rebelo de Sousa, já antecipou que vai estar presente na edição de 2026.
Em termos de infraestruturas de apoio, visto existir um problema com o estacionamento excessivo, as entidades organizadoras estão a estudar a uma possibilidade alternativa para ter menos constrangimentos.
António Carneiro finaliza, dizendo que os passos a seguir são manter o sucesso que envolvem a marca internacional Caretos de Podence:
Temos que conseguir manter esse sucesso. Passa por aí. Chegar à UNESCO, que é o patamar mais alto, a nível mundial. O céu é garantido, não há limites. O nosso trabalho tem sido contínuo. Ainda há bem pouco tempo fomos recebidos pelo Papa Francisco. E nós somos como a formiga. Gostamos de ir caminhando lentamente, e tudo acontece por si. É esta a nossa forma de estar. Foi este o sucesso. Nós quando começamos esta nossa caminhada há anos, não foi pensado chegar à UNESCO. Abrem-se as portas. E os Caretos de Podence já são uma marca nacional.
Também vai existir um mercadinho com venda de produtos regionais e adegas para poder desfrutar dos sabores transmontanos, com o festival do grelo, a acontecer ao mesmo tempo.
Vão ser quatro dias repletos de animação, e atividades, neste que é considerado, “o carnaval mais genuíno de Portugal”.
O evento é organizado pela Associação Caretos de Podence, Município de Macedo de Cavaleiros e a Junta de Freguesia de Podence.
Sem comentários:
Enviar um comentário