Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

ULS DO NORDESTE reforça cuidados de saúde nas residêncs para idosos

 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a reforçar a ação da Unidade de Hospitalização Domiciliária nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI`s), de forma a assegurar que um maior número de doentes possa beneficiar de tratamento diferenciado nas instituições onde residem.


De acordo com a ULS do Nordeste, na quarta-feira foram formalizados protocolos com mais três Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, nomeadamente o Centro Social e Paroquial de Santa Comba de Rossas, o Palácio da Sabedoria – Residência Geriátrica (Bragança) e a Estrutura Residencial para Idosos “Partilha de Afetos” (Rebordãos).

O reforço da intervenção desta Unidade vai “permitir a prestação dos mesmos cuidados, médicos e de enfermagem, que teriam em ambiente hospitalar, com qualidade e em segurança, aos utentes que reúnam critérios clínicos para permanecer nas instituições, garantindo-lhes os tratamentos necessários no seu contexto habitual”, esclarece. 

O presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Carlos Vaz, salientou, uma vez mais, os claros benefícios desta medida ao nível da saúde e bem-estar dos doentes, que podem usufruir dos mesmos cuidados que teriam num serviço de internamento no Hospital no conforto das instituições onde residem, o que contribui para uma recuperação mais rápida e diminui os riscos associados ao contexto hospitalar.

Os representantes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas também enalteceram a importância desta parceria “ao nível da melhoria dos serviços de saúde em contexto de proximidade”, o que se traduzirá em conforto e bem-estar para os utentes e num importante auxílio para os profissionais das instituições “ao nível da sua atuação em questões relacionadas com a saúde”.

Segundo a ULS do Nordeste, os cuidados de saúde em regime de hospitalização domiciliária “são prestados por uma equipa multidisciplinar, de acordo com a complexidade das situações e as necessidades individuais de cada doente, numa ótica de humanização”, explica, em comunicado. 

Esta Unidade funciona 24 horas por dia todos os dias da semana, com o apoio de um médico e de um enfermeiro em permanência.

Implementada em 2019, a Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS do Nordeste tem vindo a aumentar o número de doentes acompanhados nesta valência, tendo já sido formalizadas parcerias com nove Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, nomeadamente a Fundação Betânia, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, a Obra Social Padre Miguel, o Centro Social de São Pedro de Sarracenos, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Ponte – França, o Centro Social e Paroquial de Baçal, o Centro Social e Paroquial de Santa Comba de Rossas, o Palácio da Sabedoria – Residência Geriátrica e a Estrutura Residencial para Idosos “Partilha de Afetos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário