A Feira do Fumeiro de Vinhais começa hoje. Conta com 70 produtores de enchidos, confecionados com porcos de raça bísara. 50 são do concelho e 20 de outras partes da região.
A Feira do Fumeiro recebe, amanhã, a fadista Ana Moura, e no sábado sobem a palco Tony Carreira e DJ Kura. Além da animação musical e de venda de enchidos, a feira conta com muitos outros produtos regionais, assim como com as habituais jornadas técnicas do porco bísaro, o concurso de melhor salpicão e, pela primeira vez, da melhor chouriça de carne.
O presidente do município, Luís Fernandes, assegura que está com grandes expectativas para estes quatro dias de feira. “As expectativas são altas, em primeiro lugar, por toda a envolvência que a feira tem, pela projeção, pela procura que sabemos que há, quer dos produtos, quer de pessoas que querem vir à feira, pelo facto de toda a hotelaria aqui, não só em Vinhais, mas à volta estar esgotada. Também o tempo, apesar de algum frio, que até é bom para o fumeiro, vai ajudar. E, portanto, depois tudo o resto, o cartaz da feira, não me estou a referir só aos espetáculos, estou-me a referir a tudo, eu penso que será mais um ano bom”.
O certame é um dos mais antigos do país e a, além do programa e dos produtos, a sua história traz muita gente a Vinhais por estes dias. “São 45 anos, 45 anos já é uma idade bastante adulta, portanto é das mais antigas do país e é daquelas que também, em termos de projeção, é conhecida, sobretudo pela excelência dos produtos. E por isso, sendo uma das feiras, não tenho dúvidas, mais importantes do país, com certeza que também vai servir para muita gente, milhares de pessoas”.
A Feira do Fumeiro começou hoje e termina no domingo. É a festa de celebração dos enchidos de Vinhais, confecionados com a raça bísara. A Alheira de Vinhais é até mesmo o melhor enchido do mundo, segundo considerou, pela segunda vez consecutiva, a TasteAtlas.
Sem comentários:
Enviar um comentário