Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

MOGADOURO VAI TER COMPLEXO TURÍSTICO 100% INCLUSIVO

 Um casal de empreendedores de Mogadouro vai investir 600 mil euros na transformação de duas casas na aldeia de Vale da Madre num complexo turístico pioneiro, 100% inclusivo. O projeto, intitulado “Vale de Memórias – Turismo Inclusivo”, ocupará cerca de 300 m² e será acessível a pessoas com diferentes necessidades físicas, sensoriais e cognitivas.


O objetivo é criar um espaço inovador e sustentável que atenda às necessidades de todos os cidadãos, preenchendo uma lacuna na oferta turística da região. A primeira fase do projeto está prevista para ser concluída até o final de 2026, com início das obras em breve, e irá gerar dois postos de trabalho qualificados.

O projeto “Vale de Memórias” visa também contribuir para a revitalização de Vale da Madre, uma aldeia envelhecida, ao atrair visitantes que procuram tranquilidade e bem-estar. A iniciativa promete transformar a região, oferecendo uma alternativa de turismo acessível e de qualidade. O espaço também permitirá que os moradores mais velhos partilhem as suas histórias e experiências com os futuros visitantes, criando um ambiente de troca intergeracional.

Além disso, a abordagem do projeto vai além da simples acessibilidade física. A arquitetura do espaço é pensada de forma holística, com foco em necessidades cognitivas, sensoriais e culturais, proporcionando um ambiente acolhedor para todas as idades e origens. A escolha cuidadosa dos materiais, cores e disposição dos espaços vai garantir que o “Vale de Memórias” seja um modelo de inclusão, promovendo a dignidade e autonomia de todos os seus utilizadores.

Jornalista: Micaela Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário