Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Transferência da Diocese de Miranda para Bragança, 1764

 O documento do mês dá relevo à carta régia remetida ao Bispo D. Frei Aleixo de Miranda Henriques, onde concede no ano de 1764, que a diocese de Miranda fosse transferida para a cidade de Bragança. O bispo de Miranda era então D. Frei Aleixo de Miranda Henriques. A transferência foi autorizada por uma Carta Régia de D. José I e a confirmação Papal veio em 1776.
Este documento está publicado nas “Memórias arqueológico-históricas do Distrito de Bragança, Tomo III, pág 42“, de Francisco Manuel Alves, mais conhecido como Abade de Baçal, arqueólogo, historiador, etnógrafo e genealogista português de grande verticalidade e singularidade intemporal.

Transcrição e publicação do documento de Francisco Manuel Alves

«Reverendo bispo de Miranda Amigo.

Eu El Rei vos envio muito saudar. Sendo-me presente a vossa representação e os inconvenientes que há para se conservar a Egreja Cathedral do vosso bispado na cidade de Miranda, pedindo-me faculdade para se estabelecer na de Bragança por ser mais populosa, abundante e bem provida e estar no centro do mesmo bispado; e attendendo a que a referida cidade de Miranda se acha na mais remota povoação delle e em situação aspera e fragosa e ser o seu terreno pouco fructifero e a outros justos motivos que me foram presentes: hei por bem conceder-vos licença para que vos mudeis com os vossos conegos para a dita cidade de Bragança e estabeleçaes nella a Egreja Cathedral de vosso bispado, pela maior utilidade que resulta desta mudança a toda essa diocese e para que sem tanto incommodo possaes cumprir com as obrigações de vosso pastoral officio, vigiando sobre o bem espiritual de um tão numeroso rebanho.

Palacio de Nossa Senhora da Ajuda 17 de Novembro de 1764. Rei.»

Cota: PT/ADBGC/DIO/MSMDRBGC/DOC2/CX54/PT1)

(Cota: PT/ADBGC/DIO/MSMDRBGC/DOC221/CX46/PT4)

Pedido do Bispo de Bragança, para que se conserve a Catedral, unindo-se a de Miranda a ela; Relação do Rendimento do Bispado de Miranda; Rendas do Seminário do Bispado de Bragança.

Fonte: Arquivo Distrital de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário