Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Carção: Nélson Vale presidiu às celebrações religiosas em honra de Nossa Senhora das Graças

 Em Carção, as festas em honra de Nossa Senhora das Graças, culminaram no fim-de-semana de 30 e 31 de agosto, com as celebrações religiosas, sendo que o maior destaque foi a procissão de velas e a missa campal, presidida pelo jovem sacerdote, Nélson Vale, natural de Carção.


Na noite de sábado, dia 30 de agosto, as festividades em honra de Nossa Senhora das Graças, reuniram na localidade de Carção, no concelho de Vimioso, centenas de pessoas, residentes e (e)migrantes, para participar na procissão de velas e na missa campal.

A procissão com as imagens dos santos e de Nossa Senhora das Graças realizou-se por algumas ruas da localidade de Carção e estacionou no largo António José dos Santos, bem no centro da aldeia, onde se celebrou a missa campal.

A celebração eucarística foi presidida pelo jovem sacerdote, Nélson Dias do Vale, que neste regresso à sua terra natal, Carção, disse aos seus conterrâneos que Maria, apelidada de Nossa Senhora das Graças, ensina a manter o olhar na luz de Deus.

“Nossa Senhora das Graças é a mãe que permanece sempre com Jesus e connosco. Maria caminha sempre connosco. Agradeçamos-lhe a sua presença materna e amiga e digamos-lhe continuamente: Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!”, exortou o jovem sacerdote.

Nélson Dias do Vale, 27 anos, é natural de Carção (concelho de Vimioso) e fez a sua formação no Seminário de São José (Bragança), e no Seminário Maior Interdiocesano de São José (Braga). Completou os estudos teológicos na Universidade Católica Portuguesa tendo defendido, em 2023, a dissertação «O sonho de uma Igreja missionária», no âmbito do mestrado em Teologia. Foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 2025, na catedral de Bragança.


As Festas em Honra de Nossa Senhora das Graças encerraram no Domingo, 31 de agosto, com a celebração da missa solene, seguida da procissão e o “Adeus à Virgem”.

Na localidade de Carção, pertencente ao concelho de Vimioso, as Festas em honra de Nossa Senhora das Graças, celebram-se desde 1871.


HA

Sem comentários:

Enviar um comentário