Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Alfândega da Fé avança com praia fluvial em Santo Antão da Barca

 A construção da praia fluvial de Santo Antão da Barca assinala o início de uma estratégia de valorização dos Lagos do Sabor no concelho de Alfândega da Fé. O projeto integra um plano definido no âmbito da Associação de Municípios do Baixo Sabor e pretende reforçar o turismo de natureza e dinamizar a economia local.


O presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, destaca a importância desta intervenção para o território:

A estratégia começou a ser delineada após a construção das barragens do Baixo Sabor, envolvendo os quatro municípios da associação, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconómico da região.

Segundo o autarca, esta obra representa o primeiro passo concreto desse plano:

A empreitada teve início depois de dois concursos públicos que ficaram desertos. O presidente da autarquia mostra-se satisfeito com o arranque dos trabalhos e confiante no cumprimento dos prazos estabelecidos:

Para além da praia fluvial, estão previstos investimentos complementares, como a criação de zonas de lazer e miradouros, bem como a articulação com parceiros privados e associações locais ligadas ao setor do turismo.

Relativamente ao financiamento, o autarca reconhece a existência de constrangimentos e aponta a necessidade de maior apoio público:

A autarquia pretende candidatar-se a fundos e programas de apoio para reforçar o investimento. O objetivo é consolidar uma rede de espaços de fruição nos Lagos do Sabor, promovendo e valorizando os recursos naturais do território.

Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário