Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Balbina Mendes apresenta ‘A Segunda Pele’ em Macedo de Cavaleiros

 Foi inaugurada no passado sábado, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, a exposição “A Segunda Pele”, da pintora transmontana Balbina Mendes. A mostra é acompanhada pelo lançamento do livro com o mesmo nome, que reúne cerca de 12 anos de produção artística da autora.


A exposição apresenta cerca de 40 obras e parte do universo das máscaras e dos rituais de inverno do Nordeste Transmontano, explorando a condição humana e os múltiplos “eus” que cada pessoa transporta. Balbina Mendes explica o conceito que está na base do trabalho e do livro agora apresentado:

A artista recorda que este trabalho nasceu a partir das máscaras dos rituais de inverno de Trás-os-Montes e tem vindo a percorrer várias cidades do país e do estrangeiro, levando esta identidade cultural além-fronteiras:

Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, sublinhou a importância simbólica desta exposição e do livro, numa altura que antecede o Entrudo Chocalheiro:

O autarca destacou ainda a aposta do município na dinamização cultural do Centro Cultural, com exposições regulares e valorização de artistas da região:

A exposição “A Segunda Pele” pode ser visitada no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até ao dia 8 de março. O livro homónimo acompanha esta mostra e assume-se como um registo marcante do percurso artístico de Balbina Mendes.

Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário