O Festival de Percursos Pedestres do Vale do Tua está de volta em 2026, com novidades que prometem envolver toda a família e reforçar a ligação às comunidades locais.
O diretor do Parque Natural Regional do Vale do Tua, António Marques, destaca o programa dedicado aos mais novos. “Para nós é altamente vantajoso e importante. Queremos criar uma condição para quem tem crianças ou jovens, e que não os possa trazer porque não fazem a caminhada, possa ter um espaço dedicado a eles, onde ficam em segurança, onde ficam acompanhados por técnicos com competências e capacidades para estarem com estas crianças e jovens, entre os 6 e os 12 anos, onde terão a possibilidade de ter um contato também com a comunidade local, com o território, com os valores do parque. Para além de ser um acrescento ao nosso serviço, é também um serviço educativo e de aprendizagem que também queremos reforçar junto dos mais novos”, explica.
Além disso, este ano o festival inclui um concurso de pequenos vídeos que vai permitir ao vencedor do concurso garantir a sua presença no festival de 2027.“Queremos que estes micro-vídeos que sejam produzidos tenham um primeiro efeito, é ligar quem nos visita às comunidades locais, porque o vídeo, que vai ser sujeito a uma votação pública vai tentar retratar aquilo que são os valores deste território, sejam eles naturais, sejam eles patrimoniais, sejam eles de cultura, de tradição popular, portanto vai tentar refletir estes valores. Depois, o vencedor ou vencedora terá uma experiência muito boa em 2027 no território do Vale do Tua. Posso adiantar em primeira mão que em 2027 o vencedor deste ano vai ter a possibilidade de participar de forma gratuita nos cinco fins de semana que vamos ter no próximo ano.”
Para António Marques, é cada vez mais importante, aproximar este evento comunidades locais permitindo um crescimento da economia do território. “Queremos que a comunidade se envolva e se envolva mais. O ano de 2025 deu uma nota altamente positiva sobre isso e 2026 não promete que seja, digamos, menor esse envolvimento, mas queremos reforçá-lo por duas razões. Primeiro porque são ações que se passam junto às comunidades, portanto é natural e é desejável que elas sejam conhecedoras e se envolvam e depois também porque queremos que isto tenha impacto económico na economia destes territórios. A economia familiar sai muito a ganhar quando temos atividades com presença de bastantes pessoas”, sublinha.
Festival de Percursos Pedestres do Vale do Tua já é considerado o maior do país. O arranque, desta edição, está marcado para dia 29 de Março em Alijó, com um seminário, a exposição de produtos locais e percursos desafiantes.

Sem comentários:
Enviar um comentário