Este ano, o Careto AirShow, que habitualmente decorre no mês de junho, em Bragança, vai ser novamente apoiado pelo município de Bragança, mas desta vez a autarquia garantiu que “vai assumir 50% dos custos”, com base no orçamento já apresentado, adiantou o Aero Clube de Bragança (ACB), organização do festival aéreo.
O compromisso foi assumido durante a “Ceia de Reis”, o jantar anual que o ACB realiza com os associados, onde a autarca também revelou que no dia da cidade “o ACB vai ser reconhecido com o Prémio de Mérito”, uma distinção que a autarca justifica com todo o trabalho que o ACB tem desenvolvido ao longo dos anos. “Reconhecemos o caminho que fizeram sozinhos, o papel do ACB na solidariedade, na vertente do Turismo”, apontou Isabel Ferreira, referindo-se aos voos solidários, que oferecem à comunidade e visitantes a possibilidade de voar a custos controlados, revertendo essa receita para o apoio de causas sociais.
Recorde-se que em 2025 a Associação Sócio - Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT) foi a entidade beneficiada e que irá continuar a ser este ano. “2025 foi um ano atípico, tivemos no verão picos de calor que nos impediram de voar tanto como queríamos, cancelamos muitos voos devido às condições meteorológicas, por isso não angariamos tanta verba como desejávamos e vamos continuar este ano com a mesma causa”, explicou o presidente do ACB, Nuno Fernandes.
No jantar esteve também presente a responsável da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), que uma vez mais apresentou o projeto “As Tuas Asas Começam Aqui”, do qual o ACB é parceiro. O conceito central da campanha - “O sonho começa aqui. Ganha asas. Voa.” - tem como objetivo apresentar a aviação como um setor profissional a considerar, bem como um universo de oportunidades, procurando envolver a comunidade educativa e o público em geral, e despertar o interesse por um setor vital para a sociedade e em constante evolução.
No âmbito desta campanha, e em parceria com a autarquia de Bragança, o ACB avançou que irá iniciar visitas às escolas com o seu simulador de voo, com o objetivo de inspirar e motivar os mais jovens a considerar uma futura profissão na aviação, incentivar a realização do curso de piloto particular, que muito em breve poderão ser feitos no ACB, e promover a adesão dos jovens ao Aero Clube.
Segundo dados divulgados em 2025, o Careto AirShow é um dos maiores festivais aeronáuticos da Península Ibérica e gera 1,3 milhões de euros na região. As acrobacias aéreas são uma das grandes atrações durante o festival, com pilotos portugueses e espanhóis, onde habitualmente marcam participam mais de 100 aeronaves.

Sem comentários:
Enviar um comentário