Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

EDROSA REVIVE TRADIÇÃO DO “DIA DA MORTE” NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

 No dia 18 de fevereiro, a freguesia de Edrosa, no concelho de Vinhais, celebra a tradicional manifestação popular do “Dia da Morte”, com a saída da “morte” a vaguear pelas ruas da aldeia, marcando o início da Quaresma, num momento que recorda a brevidade da vida.


O cortejo é protagonizado pela Morte, anunciada pelo barulho da gadanha encabada ao contrário, e acompanhada pelo Padre, que asperge água benta às almas ceifadas, pelo sacristão e pelos diabos, figuras vermelhas com forquilhas que simbolizam a perseguição das almas pecadoras.

Uma tradição centenária que mantém viva a identidade cultural da aldeia.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário