Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Museu Abade de Baçal abre portas à Geração Z com projeto nacional

 O programa GEN Z CRIA+ tem como objetivo promover a participação ativa, o pensamento crítico e o diálogo com a arte e a cultura, entre os mais jovens, num ambiente participativo e seguro


O Museu Abade de Baçal está entre os quatro museus que integra o programa GEN Z CRIA+.

Um projeto dedicado a aproximar os jovens, dos 14 aos 18 anos, dos museus, da arte e da cultura através de encontros quinzenais.

A iniciativa, criada pela Museus e Monumentos de Portugal (MMP), tem como objetivo promover a participação ativa, o pensamento crítico e o diálogo com a arte e a cultura, num ambiente participativo e seguro, explica a coordenadora do dos Serviços de Educação e Mediação, Ana Pereira.

“Queremos constituir um Fórum Jovem porque, a nível mundial, os jovens são os menos frequentadores de espaços culturais, nomeadamente museus. Então juntámo-nos os quatro museus com o desafio da Museus e Monumentos de Portugal (MMP) para conseguirmos criar um projeto que abrange esta geração Z. Pretendemos que venham ao museu para construirmos com eles espaços seguros, para a crítica, o pensamento, o debate, a produção de conhecimento sobre diversos temas geracionais, questões da atualidade, mas que estejam sempre articulados entre a arte e a cultura.”

Além do Museu Abade de Baçal, o projeto integra mais três museus, sendo estes o Museu Alberto Sampaio, em Braga, o Museu Nacional da Resistência e Liberdade, em Peniche, e Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

A coordenadora destaca que o projeto está dividido em várias fases e que a expectativa é que as sessões arranquem, em Bragança, já no final deste mês de fevereiro. “Vamos agora pôr nas nossas redes sociais o cartaz que tem um QR code com acesso à ficha de inscrição. Este cartaz vai ser distribuído pelas instituições escolares e por vários espaços da cidade. De fevereiro a junho será mais um ponto de partida e um desenho participativo do que é que vamos planear e que projetos e programas estes jovens querem planear para os seus pares. Depois, claro, este projeto não é para ficar aqui, é para depois fazermos, já como a segunda fase, a organização das propostas e as coreografias da apresentação, e julgarmos termos um projeto com tempo previsto por 3 anos”, disse

O objetivo, a longo prazo, do Museu Abade de Baçal é a criação de um conselho Criativo Juvenil para “incentivarem outros jovens a envolverem-se com o museu, para planearem projetos programas de interesse para os seus pares, para conduzirem projetos com conteúdos, por exemplo, uma exposição liderada por jovens que depois começa a fazer parte dos programas oficiais do museu”, rematou.

Cada sessão do projeto pretende afirmar estes museus como ambientes seguros e participativos, incentivando a reflexão sobre temas atuais em articulação com o património e a cultura.

Escrito por Rádio Brigantia.
Foto: VisitPortugal
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário