segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Granizo estraga casas e vindima antes do tempo

Árvores tombadas, casas danificadas e prejuízos agrícolas. Foi um rasto de destruição deixado na aldeia do Lombo, Macedo de Cavaleiros, pela trovoada da madrugada de sexta-feira, acompanhada de granizo.

Além das janelas das casas, o olival e a vinha foram outras das vítimas da intempérie, de que não parece haver memória de nada semelhante, conta Armindo Cepeda, presidente da Junta de Freguesia.

Nos olivais, prevêem-se quebras de mais de 50% e na vinha de 100%, além das percas nas culturas da época. Previsões que só serão confirmadas após a visita de técnico da Direção Regional de Agricultura de Pescas do Norte.

Mas esta não foi a única aldeia do concelho a ser afetada. Também Peredo se viu a braços com a força da natureza. Nesta aldeia houve telhados arrancados, e que voaram mais de 200 metros, segundo o relato do presidente da Junta de Freguesia, José Ramalho.

Na agricultura, também a vinha e o olival foram os mais atingidos. José Ramalho diz agora que vão solicitar também a presença de técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte para tentar solicitar ajuda para os agricultores.

Os estragos que ficaram depois da queda de granizo e da forte trovoada que se abateu sobre a região entra a meia-noite e a uma da manhã de sexta-feira.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário