Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Seca severa pode reduzir produção agrícola

Os agricultores temem uma redução significativa na produção devido à seca.
A falta de chuva está a secar as novas plantações em particular de castanheiros, em cerca de 90 %, segundo os produtores.
Adérito Gomes, da aldeia de Terroso, concelho de Bragança, produz anualmente 10 toneladas de castanha, mas receia que este ano a produção não chegue a metade. “A produção diminui, 90 por cento das plantações novas secou. 
A agravar-se a situação de seca, a produção, tamanho e crescimento serão afectadas e haverá uma má colheita, com o calor a castanha tem mais tendência a apodrecer e ganhar bicho”, refere preocupado o produtor. 
Hélder Martins, também produtor de castanha em Terroso, lamenta a situação pois vê o fruto seco “pouco desenvolvido”, e recorda que “há muitos anos que a seca não era tão grande, e os castanheiros estão a perder qualidade e a ficar amarelados, com a falta de água”. 
O director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, afirma que está atento à situação, “monitorizando a disponibilidade de água e os efeitos da seca nas culturas agrícolas” e garante que “no momento certo, serão tomadas as medidas necessárias, em caso de emergência”. 
Manuel Cardoso confirma a gravidade da situação, no entanto, frisa que as albufeiras ainda não se encontram com as reservas esgotadas. 
Culturas a necessitar de água e a preocupar os agricultores do distrito de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário