Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Sector caprino começa a rejuvenescer

O sector caprino da região transmontana começa a ser alvo de novos investimentos por parte de gente mais jovem.
O envelhecimento dos criadores e a captação de novos investidores são duas questões que ainda preocupam o presidente da Associação Nacional de Caprinicultores de Raça Serrana, Arménio Vaz, no entanto, salienta que começam a surgir novas explorações, o que o deixa bastante satisfeito.
“Temos aí criadores novos aliás até com exploração bastante grandes e aos poucos vão aderindo. É o nosso objectivo cativar os mais jovens e atraí-los para o sector, sem dúvida”, refere. 
Arménio Vaz deu o exemplo de Tiago Melim que deixou a sua vida no Porto como informático para investir numa exploração com cerca de 200 cabras. Este jovem criador não está arrependido com a mudança, aliás, diz mesmo que “os ex-colegas que andam de aeroporto em aeroporto têm um emprego bem mais complicado”, explica. 
Este e centenas de criadores de caprinos, ovinos, cães de gado transmontano e podengos portugueses participaram, no passado sábado, no Dia do Mundo Rural, uma actividade inserida na Terra Flor, feira de Produtos e Sabores de Vila Flor. 
O adjunto do presidente e responsável por esta iniciativa, António Neves, refere que esta oitava edição “superou as expectativas devido à elevada adesão dos criadores de pequenos ruminantes”. Um dia de convívio para muitos criadores do distrito de Bragança. 
A XII edição da Terra Flor ainda pode ser visitada durante o dia de hoje. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário