Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Parque tecnológico de Bragança inaugurado sexta-feira sem empresas

Obra arrancou em 2012 e já devia ter sido inaugurada há mais de um ano. "Estamos a fazer as coisas com calma", diz o presidente da Câmara de Bragança, para justificar a ausência de empresas.
O presidente da Câmara de Bragança disse nesta segunda-feira que o Brigantia Ecopark, um parque tecnológico construído para albergar projectos inovadores na área ambiental, será inaugurado na sexta-feira, numa cerimónia que deverá contar com a presença do primeiro-ministro. No entanto, o parque ainda não tem qualquer empresa instalada.

“Vamos fazer a inauguração sem qualquer empresa lá instalada e imediatamente a seguir haverá empresas que poderão instalar-se no Brigantia Ecopark”, afirmou à Lusa o autarca social-democrata, Hernâni Dias.

A obra arrancou em 2012, a inauguração ocorre com mais de um ano de atraso em relação aos planos iniciais e já esteve marcada para Julho, mas foi adiada por impedimento do primeiro-ministro, que se encontrava em Bruxelas no auge da crise grega.

Pedro Passos Coelho, que já tinha visitado os trabalhos de construção em Maio de 2013, vai inaugurar o equipamento que custou 9,5 milhões de euros e abre apenas com o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos. Questionado sobre se existe algum número de empresas previsto para o parque, o presidente da câmara respondeu que “há-de ter as que lá se instalarem”. “Não estamos preocupados com essa questão”, afirmou à Lusa, acrescentando apenas que “algumas empresas” já foram aprovadas e “instalar-se-ão na altura em que as próprias empresas decidirem instalar-se lá”.

“Não andamos aqui a trabalhar forçados, estamos a fazer as coisas com calma. Este processo de captação de empresas é contínuo, demorado porque a infraestrutura tem uma grande capacidade para instalação de empresas e não é de um dia para o outro que se consegue preencher todo aquele espaço”, declarou.

Hernâni Dias rejeita comparar este equipamento a “um elefante branco” e afirmou acreditar “piamente" que aquela infraestrutura” irá ter “num prazo razoável várias empresas a trabalhar”, tendo em conta “a qualidade que tem, o objectivo para que foi construída e tudo aquilo que é o contexto actual a nível empresarial, da inovação, dos próprios apoios que vão ser concedidos ao tecido empresarial”.

O Brigantia Ecopark foi lançado em Março de 2012 com a perspectiva de, numa década, criar 480 postos de trabalho e atrair 110 empresas. O projeto está a ser trabalhado desde 2004, época em que surgiu, a nível nacional, a ideia dos polos tecnológicos vocacionados para a investigação e desenvolvimento em áreas específicas regionais.

A autarquia local apostou num espaço para acolher empresas e desenvolver investigação nas áreas do ambiente, energia, ecoconstrução e ecoturismo em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário