Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Seca afecta calibre da maçã mas não diminui produção

A campanha de colheita da maçã de Carrazeda de Ansiães está a começar mas também sente os efeitos negativos da seca.
A falta de água pode prejudicar o calibre da maçã mas o gerente da Organização de Produtores de Maçã, FRUCAR, António Augusto, garante que, apesar disso, a qualidade se mantém.
“Este tem sido um ano bastante difícil, neste momento, está a acabar a água em alguns produtores, as variedades mas precoces não devem sentir efeitos, mas as mais tardias, que começam a ser colhidas em Setembro, se não houver chuva pode pôr em causa os calibres”, explica. 
Em relação ao ano passado, prevê-se no entanto um aumento significativo na produção. O que em certa medida se deve, segundo António Augusto, aos cerca de 150 hectares plantado com a ajuda do quadro comunitário. Um aumento da área de pomares de macieira que fez crescer em pelo menos 25% a produção. 
Actualmente o concelho de Carrazeda de Ansiães conta com cerca 700 hectares de macieiras instaladas. 
O destino comercial da maçã é, essencialmente, o mercado nacional e estará em destaque, no próximo fim-de-semana, na XX Feira da Maça, Vinho e Azeite de Carrazeda de Ansiães. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário