Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bragança / Vila Real: Parque de Ciência e Tecnologia deve avançar já este ano

O Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro, uma parceria entre a UTAD, o IPB, as câmaras de Vila Real e Bragança e a PortusPark, deve começar a tomar forma ainda este ano. O contrato de financiamento para a construção da obra foi assinado esta manhã em Vila Real.
A obra deve começar até ao final de Dezembro e estar concluída até meados de 2013, como refere o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes.
“A assinatura que hoje se concretizou permite-nos lançar de imediato o concurso público internacional para a construção das obras. Os projectos estão aprovados e os terrenos disponíveis, o que quer dizer que podem estar reunidas condições para, até ao mês de Dezembro, ser adjudicada a construção. Admito que a meio de 2013 esta obra esteja concluída”.
Enquanto, em Vila Real, o pólo do Parque de Ciência e tecnologia se vai centrar na área da vinha e do vinho, em Bragança o Ambiente e a Energia, com destaque para as energias renováveis, vai estar no centro da investigação. Jorge Nunes espera que este pólo ajude a combater a tendência de fuga dos jovens da região.
“Seguramente que os investigadores serão prioritariamente jovens, as empresas a incubar serão de ideias inovadoras e, provavelmente, de jovens e, portanto, estas empresas de base tecnológica que se instalem contarão predominantemente com mão-de-obra jovem e qualificada – é claramente um projecto que vai nessa linha de oportunidade para os jovens mais qualificados”.
No entanto, o prazo para a conclusão da construção dos dois pólos do Parque de Ciência e Tecnologia – em Bragança e em Vila Real – não vai ser impedimento para a instalação mais célere de empresas. A garantia é do presidente do PortusPark, Emídio Gomes.
“Antes mesmo de haver estas estruturas, nós encontraremos, se necessário, espaços provisórios – entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Bragança ou áreas das respectivas câmaras. Não será por falta de espaço que alguma empresa se deixará aqui de instalar, porque nós queremos que o projecto – quando for inaugurado daqui a dois ou três anos – não seja inaugurado vazio mas já com muita actividade produtiva, com empresas já instaladas no parque e a criar postos de trabalho e riqueza para o país”.
O Parque de Ciência e Tecnologia representa um investimento de 9,5 milhões de euros em Bragança. Para além de se assumir como um centro de investigação de relevo no país, vai promover a criação de empresas. Em Bragança, a expectativa é de que se instalem cerca de trinta, no âmbito da incubadora de empresas do Parque.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário