Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Escolas primárias já não fecham

Uma dezena de escolas do distrito de Bragança já não deverá encerrar no próximo ano lectivo.O novo ministro da Educação vai reavaliar o encerramento de escolas com 21 alunos.
O Diário de Notícias avançou ontem que Nuno Crato vai travar os encerramentos previstos para este mês, no âmbito da reorganização da rede escolar.
O governante promete reavaliar caso a caso antes de passar ao encerramento. Esta medida vai evitar o encerramento imediato de cerca de uma dezena de escolas no distrito de Bragança. José Domingues, do Sindicato dos Professores do Norte, afirma que a maioria das escolas do distrito já foram fechadas pelo anterior governo, mas garante que é uma medida positiva para a região.“Não vai abranger muitas escolas, porque o anterior governo decidiu encerrar as escolas todas. De qualquer forma haveria uma ou outra, como Argozelo, que é uma vila com algum dinamismo, Palaçoulo, que não faz qualquer sentido encerrar, porque é um local onde se poderá fixar população jovem”, justifica José Domingues.
O dirigente sindical lembra, ainda, que os critérios de encerramento do anterior governo não tinham em conta as cartas educativas elaboradas pelos municípios e dá o exemplo de Samil.“Enquanto o município está a estudar a abertura de um Centro Escolar para Samil, o que o ministério estava a tentar fazer era fechar Samil, o que não faz qualquer sentido”, denuncia o dirigente sindical.
O Sindicato de Professores do Norte e a FENPROF estão satisfeitos com a abertura do Ministério da Educação para negociar com autarquias e Agrupamentos de Escolas. No entanto as estruturas sindicais esperam que esta medida não signifique apenas adiar o encerramento das escolas para Setembro.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário