Museu do Abade de Baçal
14-07-2011 a 31-08-2011
3ª-6ª: 10h00-17h00; Sab-Dom: 10h00-18h00
Entrada: EUR 2,00
Reservas: 273331595
O tema das Festas de Inverno em Trás-os-Montes passou a ter uma maior notoriedade a partir da 1ª bienal da máscara, MASCARARTE 2003. Certamente que os estudos antropológicos, etnológicos e etnográficos já se realizavam há algumas décadas pelos especialistas dos três campos citados. A notoriedade chamou a atenção dos curiosos, de fotógrafos amadores e profissionais. Mas também despertou identidades. Perigosamente alguns observaram nestes rituais uma oportunidade de promoção política, sujeitando os grupos de mascarados a meros “entertainers”, violando o ritual e significado.
Julgamos no entanto que o estudo sobre esta temática deve possuir uma abrangência mais vasta, através de leituras ligadas ao campo artístico. Na realidade estamos perante o "jogo dos homens" onde, no palco improvisado, se confundem público, artistas e figurantes. Representam-se as personagens mais temidas onde o imaginário ancestral vai condicionar a representação formal dos trajes e das máscaras inexpressivas, embaladas pelo som da música da gaita-de-foles, do bombo e da caixa.
Certamente que estamos perante uma "representação" onde se deve questionar o conceito de unidade, tão bem definido pela representação dramática, pelos elementos plásticos presentes e pela música.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário