Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

«Sinfonia Imaterial» - Filme que retrata o património oral português percorre o país

O filme «Sinfonia Imaterial», de Tiago Pereira, continua a percorrer o país. A tradição oral portuguesa, registada em vídeo pelo realizador, vai merecer exibições até Novembro em Miranda do Douro, Carvalhais, Tavira, entre outras localidades.
No total são 60 minutos de «Sinfonia Imaterial». O filme de Tiago Pereira acompanha o percurso de diversos intérpretes que mantêm viva a cultura musical do país. O filme é uma recolha do património oral tradicional e anda em exibição de Norte a Sul do país.

No dia 28 de Julho é a vez de Miranda do Douro receber o documentário. Pelas 21h30 na Aldeia de Atenor, no âmbito do Festival Itinerante de Cultura Tradicional «L Burro i l Gueiteiro».
O filme sai um pouco da fronteira portuguesa e vai até Navelgas, nas Astúrias, no dia 30 de Julho, inserido no XII Concurso Internacional de Música Folk «Cuarto de los Valles».
Já em Agosto, os ritmos e vozes de Portugal estão em exibição em Carvalhais, São Pedro do Sul, pelas 22h30. Por estes dias decorre nestas paragens beirãs o Andanças - Festival Internacional de Música e Dança Tradicional. Ainda em Agosto, faz nova incursão por Miranda do Douro, em Sendim, dia 6.
No Algarve, precisamente em Tavira, o filme «Sinfonia Imaterial» é exibido, dia 2 de Setembro, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, pelas 17h00, no âmbito do Festival Arraiais do Mundo e, mais tarde, a 10 de Novembro, no Anfiteatro do Clube de Tavira, a propósito do 5º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios.
Sem voz-off ou entrevistas, «Sinfonia Imaterial» procura ser mais do que um documentário convencional ou uma recolha estritamente etnográfica. A obra representa um olhar abrangente sobre um lado frequentemente ignorado da cultura portuguesa: o património oral tradicional.
A Tiago Pereira que se auto-intitula «caçador de ritmos, de canções, e de loops», não é estranho a este tipo de trabalho de pesquisa intensiva e documentação. A carreira deste realizador que vai «atrás das memórias» inclui «B Fachada - Tradição Oral Contemporânea» (2008), «Significado» (2010) ou a iniciativa «A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria».
O filme foi realizado a convite da Fundação INATEL, Direcção de Cultura. A Fundação INATEL trabalha desde 1935 no âmbito da recolha, preservação e divulgação do património cultural imaterial, promovendo uma política de apoio às práticas culturais amadoras e tradicionais. Recorde-se que a Fundação INATEL é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa reconhecida pela UNESCO como perita no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Café Portugal | quarta-feira, 20 de Julho de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário