A barragem de Picote foi classificada como Património de Interesse Público pelo IGESPAR. A classificação abrange também a aldeia do Barrocal do Douro, um símbolo de arquitectura moderna projectada há cerca de 60 anos.
Este é o primeiro empreendimento hidroeléctrico em Portugal a fazer parte da lista de património classificado. Para o presidente da Câmara de Miranda do Douro esta classificação vai contribuir para a projecção do concelho a nível nacional e internacional. Artur Nunes afirma que esta distinção poderá atrair turistas, curiosos e estudiosos na área da Arquitectura.“É de facto para nós importante, porque traz turistas, atrai também investidores e curiosos de arquitectura, porque também a partir dali os arquitectos também têm as suas teses e os seus projectos em função daquilo que se fazia antigamente. Por isso, temos uma arquitectura moderna num espaço aberto, com traços antigos, mas sempre inovadores”, salienta o edil. O processo de classificação prolongou-se durante anos e foi despachado pelo anterior secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, quatro dias antes de o Governo socialista passar o testemunho ao executivo liderado por Passos Coelho.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário