Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Alfândega da Fé: Universidade Sénior abre na sexta-feira para dar mais vida aos anos


Alguns idosos de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, vão agora descobrir a escola que lhes foi vedada na infância, numa universidade sénior inserida num projeto concelhio que quer dar "mais vida aos anos".
Perto de 50 seniores estão já inscritos para a abertura das aulas, marcada para sexta-feira, na "universidade" que funcionará nas instalações do antigo centro de saúde local, segundo adiantou à Lusa a Câmara Municipal.
A autarquia apoia a iniciativa da Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, inserida num projeto mais vasto em curso no município com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, num concelho marcado pelo envelhecimento da população.
A frequência da universidade sénior de Alfândega da Fé é gratuita e alguns dos professores são seniores e voluntários, pelo que este projeto alia a componente da promoção do envelhecimento ativo à do voluntariado.
Nas salas de aula, os seniores vão ter trabalhos manuais, motricidade humana, educação física, técnicas de bordados, agricultura biológica, história de Portugal, história de Alfândega da Fé e expressão dramática e Saúde.
Os alunos terão ainda a oportunidade de aprender o essencial para uma conversa em inglês e francês e alguns de aprenderem a ler a escrever ou a aperfeiçoar a pouca instrução que lhes foi permitida na infância.
Numa altura em que se assinala o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre gerações, "esta escola informal assume-se como mais uma resposta social no sentido de criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio para maiores de 50 anos de idade", refere o município.
A Universidade Sénior de Alfândega da Fé "é um meio de aprendizagem que não conduz à certificação tradicional, mas está estruturada em termos de objetivos, duração e recursos", ressalva.
Os promotores da iniciativa pretendem criar um espaço "onde se vai privilegiar a divulgação cultural e o convívio social, seguindo um sistema de educação não formal e vem responder aos anseios e solicitações de muitos dos seniores envolvidos noutros projetos direcionados para esta população".
"Dar vida aos anos" é o propósito do "Vencer o Tempo nas 7 Cidades", um projeto nacional em que a autarquia transmontana está envolvida para "proporcionar aos seniores do concelho um envelhecimento ativo, participado e solidário".
Valores como a "partilha, a entreajuda e a solidariedade são os pilares do projeto que faz do convívio intergeracional a ponte para quebrar a solidão, combater o isolamento e valorizar a experiência que a idade acarreta".
A autarquia já conseguiu que algumas dezenas de jovens do concelho "adotassem", cada um, dois idosos para "cuidar" através de palavras e de gestos de amizade e respeito.


HFI.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário