Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alunos visitam vestígios arqueológicos em Cilhades

Centenas de alunos de quatro agrupamentos de escolas da zona do Baixo Sabor visitaram os vestígios arqueológicos no lugar de Cilhades, no concelho de Torre de Moncorvo.
Este lugar vai ficar submerso pela barragem do Baixo Sabor, mas antes a EDP está a organizar visitas com os alunos das escolas dos concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Macedo de Cavaleiros, para lhes mostrar este local histórico antes de desaparecer.
A técnica ambiental da EDP, Inês Vasconcelos, sublinha que o objectivo desta iniciativa é que um dia mais tarde sejam estes jovens a descobrirem vestígios históricos noutras localidades. “Dinamizámos acções teóricas em cada escola com diversos alunos, de diferentes idades e esta segunda acção está a ser desenvolvida no terreno com o objectivo de mostrar na realidade aquilo que explicámos na teoria”, explica a responsável. 
Os jovens envolveram-se na iniciativa e mostraram vontade de aprender mais sobre arqueologia. Patrícia Pacheco é aluna do agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé e ficou deslumbrada com o que viu em Cilhades. A jovem diz mesmo que gostaria de seguir uma carreira profissional ligada à arqueologia.“Foi uma experiência única e diferente para que possamos conhecer o passado e transmitirmos esta história a outras pessoas”, acrescenta Patrícia Pacheco.
Esta é uma das iniciativas que a EDP está desenvolver para dar a conhecer à comunidade o trabalho de investigação arqueológica que está a levar cabo no vale do Baixo Sabor, que vai ficar submerso pela barragem.

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário