O Município de Torre de Moncorvo assinalou o início das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino no passado dia 5 de Maio, Sábado, durante a tarde com a apresentação do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História” de Maria da Assunção Carqueja e ilustrado por Isabel Rodrigues Konrad e com a inauguração da exposição “D. Manuel I e o seu tempo…”
A cerimónia teve início com a leitura do foral que D. Manuel I atribuiu a Torre de Moncorvo em 1512, seguindo-se a apresentação do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História”. Esta obra procura dar a conhecer aos mais jovens a brilhante história da vila, contando as passagens mais marcantes da história de Moncorvo, em forma de poesia. A par da apresentação do livro esteve também patente no Centro de Memória de Torre de Moncorvo uma exposição de serigrafia com os desenhos que a Arquitecta Isabel Konrad criou para a ilustração do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História”.
A exposição “D. Manuel I e o seu tempo…”organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo é composta por 10 painéis ilustrativos do período de governação de D. Manuel I fazendo a sua contextualização tanto a nível cultural, político como económico. Patentes estão também os pergaminhos do Arquivo Histórico de Torre de Moncorvo, onde se destacam os forais e cartas de D. Manuel I.
A exposição ficará patente no Centro de Memória até ao final do ano de 2012.
Durante a cerimónia, os cerca de 80 participantes, tiveram a oportunidade de admirar o foral original outorgado por D. Manuel I, que se encontra ao abrigo do Museu Abade Baçal em Bragança, e que ficará em exposição até ao dia 18 de Maio, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário