Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 12 de maio de 2012

Guias interactivos em Realidade Aumentada modernizam turismo em Portugal


A Conteúdo Chave Lda., empresa de comunicação sedeada em Bragança, criou um inovador serviço de guias interactivos em Realidade Aumentada, uma nova ferramenta, marca de inovação na divulgação turística.
A plataforma chama-se WELCOMEGUIDES e já está implementada em cinco municípios transmontanos, pioneiros na disponibilização aos visitantes de um moderno serviço de informação turística que fornece ao utilizador todo o esclarecimento sobre a região de forma imediata, dinâmica, moderna e muito atractiva, através de um pequeno clique no telemóvel.
Assim, o serviço WELCOMEGUIDES, permite, a quem passa pela região onde está implementado, conhecer os pontos de interesse (POI) e as particularidades de cada área geográfica, quer a nível de património, gastronomia, cultura, alojamento, actividades, entre outras.
Os POI estão organizados em categorias, identificadas por ícones diversos de distintas formas e cores, como, por exemplo, monumentos, restaurantes, alojamentos, farmácia, multibanco eos mais diversos estabelecimentos comerciais, dando visibilidade a determinado tipo de serviços e facilitando as escolhas do visitante. E a cada um desses pontos está associada informação complementar, como descrição escrita, conteúdo áudio, imagens, vídeos, envio de SMS, Twitter, telefonema, entre outras especificidades que resultam em melhor conhecimento e mais pormenorizada divulgação e promoção da região. O serviço dispõe ainda de indicações GPS que orientam o utilizador para chegar ao lugar desejado, sem a menor dificuldade.
WELCOMEGUIDES está acessível a partir das aplicações gratuitas Layar, Wikitudes e Junaio, disponíveis para smartphones iPhone, Android, BlackBerry, Nokia e tablets.
O Projecto – Guia Interactivo em RA (Realidade Aumentada)
É com recurso a novas tecnologias em forte expansão que é possível pensar e executar um guia interactivo em RA (Realidade Aumentada), uma ferramenta que se destaca pela possibilidade de fornecer toda a informação de uma forma imediata, dinâmica, moderna e altamente atractiva.
Com recurso à tecnologia é possível identificar num determinado espaço geográfico os mais diversos POI (pontos de interesse) e a esses pontos associar a informação desejada.
Os POI organizam-se por categorias sendo possível identificar monumentos, museus e outro património, restaurantes, alojamentos, farmácias, etc.
A cada um desses pontos é possível associar diversa informação, desde textos escritos, a conteúdos áudio, a imagens ou até mesmo vídeos, envio de SMS, Twitter, telefonema, entre outros. Toda esta informação chega de forma rápida e atractiva ao telemóvel do visitante.
Esta tecnologia já está disponível para smartphones, iPhone, Android, BlackBerry e Nokia.

PERGUNTAS E RESPOSTAS…
O QUE É O WELCOME GUIDES?
O Welcome Guides é a marca de um serviço prestado pela empresa Conteúdo Chave Lda., que consiste na criação de um Guia Interactivo em Realidade Aumentada. Trata-se da identificação de pontos de interesse (POI) diversos, desde património, serviços públicos, percursos pedestres, equipamentos, hotéis, restaurantes, etc., e da associação a esses mesmos locais identificados de toda a informação que possa interessar a um visitante ou até a um residente local. Por exemplo a um Centro Cultural, Teatro ou Cinema, podemos associar a programação respectiva. A cada ponto de interesse é ainda anexado um link/site, SMS, Twitter, telefone, entre outros.
O QUE É NECESSÁRIO PARA ACEDER A ESTE SERVIÇO?
Esta aplicação está disponível para smartphones iPhone, Android, BlackBerry e Nokia e para tablets. De acordo com um estudo sobre a utilização de dispositivos móveis e tablets, publicado recentemente pelo JN, elaborado pela Kaspersky Lab (maior companhia antivírus da Europa) o uso de smartphones expandiu-se por toda Europa.
Uma média de 88% dos portugueses já possui estes dispositivos. Os utilizadores devem também instalar os programas gratuitos (browsers) Layar, Junaio e Wikitude e depois basta fazer uma simples pesquisa e entrar no nosso programa que se apresenta como Welcome Guides.
ONDE ESTÁ DISPONÍVEL O SERVIÇO?
O Welcome Guides é um serviço nacional e estará disponível em todo o país.
O SERVIÇO AINDA ESTÁ LIMITADO A QUEM TEM ESSE TIPO DE TELEMÓVEIS?
Como referimos anteriormente, os estudos revelam que actualmente já é 88% da população.
Mas se há mercado que evolui rapidamente é precisamente a tecnologia para telemóveis e esses números só tendem a aumentar. De qualquer forma, contrariando a ideia de que a interioridade limita a nossa acção, queremos mostrar que na era das Novas Tecnologias não há barreiras geográficas, nós temos a mesma capacidade de aceder a este tipo de serviços que têm os municípios do litoral. Estamos a provar que em muitas áreas vamos muito à frente.
É UM SERVIÇO CARO?
Não, é um serviço acessível e que tem muitas vantagens em relação aos guias turísticos tradicionais. Permite colocar os pontos de interesse que entendermos, a informação pode ser actualizada em permanência, portanto se houver alterações não perde actualidade, como acontece nos Guias em papel, não tem custos de manutenção, qualquer pessoa pode, a qualquer momento, aceder à informação sem necessidade de deslocações ou de visita a um Posto de Turismo em horário laboral, se houver um problema o visitante tem neste guia disponíveis os contactos dos bombeiros, centro de saúde, farmácias, da autarquia, etc.
MESMO ASSIM EM TEMPO DE CRISE AS ENTIDADES PODEM APOSTAR EM NOVAS TECNOLOGIAS?
Esta é uma aposta na melhoria da nossa oferta turística. Nós temos as potencialidades, temos património, natureza, cultura, temos equipamentos de apoio às mais diversas actividades, temos de fazer chegar essa informação a quem nos visita. Se alguém vier à nossa terra e parar para almoçar ou para abastecer, acedendo a este guia fica a saber que outros motivos de interesse nós temos.
O QUE É POSSIVEL FAZER MAIS COM ESTE SERVIÇO?
A tecnologia de Realidade Aumentada, permite ainda integrar informação digital em imagens impressas, por exemplo em brochuras, folhetos, mupis, outdoors, etc. Permite inclusive, apontando a câmara para os próprios monumentos, fornecer informação rica, dinâmica e atractiva, complementando a experiência do turista/visitante, que  ficará  na  posse  de  uma quantidade  e qualidade de informação mais imediata e directa.
COMO SABEM OS VISITANTES QUE ESTE SERVIÇO EXISTE?
Obviamente vamos promover o serviço, nós e a empresa que concebeu o Welcome Guides. Quem visitar o nosso website, ou qualquer serviço público do concelho, encontra informação sobre a existência do serviço, depois também funciona o boca-a-boca e as normais pesquisas na internet. Para além disso este serviço tem caracter nacional, começou por Trás-os-Montes mas pretende estender-se a todo o país, quem descarregar a aplicação uma vez fica com acesso aos guias de cada um dos municípios. Isto é, se alguém descarregar o Welcome Guides para Portugal em Lisboa, pode aceder ao serviço, em Bragança, em Vimioso, em Vila Flor, em Vinhais, etc. Em cada localidade aparecem os pontos de interesse aí identificados.
Cada vez mais os telemóveis e os tablets são “uma extensão” de nós mesmos. Resolvemos boa parte da nossa vida no telemóvel, vemos os emails, fazemos pagamentos, lemos o jornal, faz todo o sentido criar um serviço que oriente as visitas, que facilite o acesso à informação ao cidadão. Consideramos que se trata de um serviço com muita utilidade.
O QUE É A REALIDADE AUMENTADA?
Trata-se da tecnologia que permite observar informação digital em objectos, locais do mundo real.
O QUE SÃO QR-CODES?
São imagens tipo código de barras que permitem a identificação de conteúdo digital através de telemóveis com leitores específicos instalados.


MAIS INFORMAÇÕES EM WWW.WELCOMEGUIDES.NET

Sem comentários:

Enviar um comentário