A Moimenta, no concelho de Vinhais, vai ter um museu dedicado ao contrabando, actividade que marcou o quotidiano desta aldeia raiana durante décadas.
O projecto resulta de uma candidatura aos programas geridos pela CoraNE e envolve um investimento de 18.367 euros, comparticipados em 11 mil por fundos comunitários.
O restante será assegurado pela Junta de Freguesia, que já é dona do imóvel onde vai nascer o museu, junto à sede da autarquia.
Para além de fotografias e documentos relacionados com o contrabando, a mostra será complementada com um vídeo de 10 minutos que focará as trocas comerciais que Portugal e Espanha tentavam travar.
As fronteiras caíram e há 20 anos que a Moimenta a Feira Franca arrasta centenas de portugueses e espanhóis ao concelho de Vinhais.
Foi o que aconteceu no passado sábado e domingo, com o sol a alternar com céu cinzento e chuva. Nada que demovesse os 100 participantes que percorreram os trilhos da Rota do Contrabando Ibérico, em BTT.
Para além da gastronomia na tasquinha de polvo à galega, dos feirantes e da mostra-venda de produtos da terra, é nos concursos de gado que a Feira Franca ganha força. Cão de Gado Transmontano, Cães de Raça Podengo e Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana estiveram em destaque, mobilizando dezenas de criadores e tratadores.
Na disputa dos ovinos, Evangelista Fernandes arrebatou o 1.º prémio em todas as categorias, à excepção da 1.ª Classe – Carneiros, que foi vencida por um exemplar de Fernando Rodrigues.
No rescaldo, o presidente da Junta de Freguesia da Moimenta, Duarte Pires, fala da Moimenta com orgulho, mas lamenta a falta de cobertura da TDT. “Se quisermos ter acesso à televisão, temos que pagar. Somos penalizados por estarmos no interior”, queixa-se o autarca.
Ao que foi possível apurar, a Câmara de Vinhais vai investir em nove emissores-receptores para assegurar a cobertura da TDT em todo o concelho, mesmo nas chamadas “zonas sombra”.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário