Afinal não é só a cidade de Mirandela que deverá perder serviços de saúde.A Carta Hospitalar elaborada pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) propõe também a despromoção da urgência do hospital de Macedo de Cavaleiros.Actualmente é classificado como Serviço de Urgência Básica, mas no documento da Entidade Reguladora essa classificação não é tida em conta, o que deixa antever uma despromoção para Serviço de Atendimento Permanente. O presidente da comissão de saúde da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros contesta a proposta.“No documento não aparece a referência ao Serviço de Urgência Básica em Macedo de Cavaleiros o que merece o nosso repúdio e contestação”, refere.
“A urgência de Macedo é muito valorizada pelas pessoas e num contexto de população envelhecida e com dificuldades de deslocação o assunto torna-se sensível e tem de merecer a nossa contestação”, acrescenta. José Madalena acrescenta que esta proposta remete o hospital de Macedo para uma unidade de proximidade.
“O hospital de Macedo sai claramente prejudicado neste documento”, pois “é remetido para uma terceira categoria a que chamam Hospital de Proximidade, ficando como que de apoio a Bragança e Mirandela que são Hospitais de Primeira Linha”, explica.
Outra penalização, para José Madalena, está relacionada com a especialidade de Medicina Interna “que funciona no apoio à urgência, é referido no documento que todos os hospitais devem dispor desse serviço mas não aparece nenhum médico desta especialidade afecto ao Hospital de Macedo”.
A comissão de saúde da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros vai reunir para tomar uma posição e encetar diligências junto das autoridades competentes apelando à manutenção do serviço.
A Brigantia tentou também ouvir o presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros sobre este assunto, mas não foi possível chegar à fala com Beraldino Pinto.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário