Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CAROCEDO, comarca de Miranda do Douro


1. Caracterização do concelho
1.1 Vila de Carocedo
1.2 Foral
1.3 Freguesias/Lugares: Failde e Carocedo.
1.4 Rendimento do concelho
1.5 Outras referências: termo misto com a vila de Failde (vide Vila de Failde). «O mesmo Senhor (Duque D. João de Bragança) concedeu em honra da Senhora Duquesa o privilégio seguinte, que todo o criminoso que entrasse naquele termo ficasse impune de qualquer pena que merecesse por seu delito, porém que a parte ofendida entrasse primeiro no couto, não valesse este privilégio ao malfeitor. Hoje se acha este privilégio derrogado, que suposto conserva ainda hoje o título de couto não vale aquele privilégio aos malfeitores (Memória de Carocedo, concelho de Bragança).
2. Senhorio e oficialato municipal
2.1 Senhorio: Coroa.
2.2 Oficialato: «Uma e outra freguesia (Failde e Carocedo) constituem uma só câmara, sem embargo de haver em cada uma das vilas seu juiz ordinário». «Tem juiz ordinário e com o da vila de Failde fazem uma só câmara, sendo os mais oficiais dele, de uma e outra parte» (Memória de Carocedo, concelho de Bragança) (vide Vila de Failde).
2.3 Modo de eleição do oficialato
2.4 Sede/equipamentos municipais: vide Vila de Failde.
2.5 Articulações: vide Vila de Failde.
2.6 Outras referências


Memórias Paroquias 1758

Sem comentários:

Enviar um comentário