“Bragança, cidade sem fronteiras” é o tema de um seminário internacional que está a decorrer esta quinta e sexta-feira na capital de distrito.Este encontro, que reúne vários investigadores portugueses e espanhóis, pretende fazer o estudo de viabilidade para a apresentação da candidatura conjunta de Bragança e Zamora a património mundial da humanidade. Mas para o vice-presidente da câmara também é importante conhecer a história recente da cidade. Queremos continuar a conhecer Bragança.
A história, as pessoas e as motivações que tiveram e que conduziram à Bragança que hoje, económica e socialmente”, refere Rui Caseiro, salientando que “não queremos fazê-lo dissociados da comunidade vizinha. Daí o nosso envolvimento e interesse em termos encomendado estudos ao CEPESE para melhor conhecermos a nossa história”.Os trabalhos foram encomendados ao Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE).
O presidente dá conta dos resultados a que se chegou até agora ao afirmar que “em relação ao estudo de viabilidade concluímos que só faria sentido apresentar uma candidatura conjunta, portuguesa e espanhola, que candidatasse a região de Bragança e Zamora pelas suas afinidades históricas e culturais e pela sua especificidade no contexto peninsular”.
Fernando de Sousa acrescenta que “sobre os estudos de Bragança na época contemporânea, continuamos a desenvolve-los com um conjunto de especialistas no sentido de termos o estudo pronto no final deste ano”.
Os resultados do estudo sobre Bragança na Época Contemporânea serão publicados em livro no próximo ano.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário