A freguesia de Ervedosa, no concelho de Vinhais, quer compor os caminhos rurais para incentivar os agricultores a cultivarem as suas terras. A produção agrícola é valorizada pela autarquia local, que, todos os anos, organiza uma feira para venda e exposição de produtos. Domingo, 35 expositores mostraram a sua produção.
O presidente da Junta de Ervedosa gostava agora de ver aprovada a candidatura para a melhoria dos caminhos. Franquelim Nascimento diz que o investimento ronda os 150 mil euros.“As pessoas ou vão de tractor ou vão a pé às suas propriedades. Se não tivermos bons acessos as terras ficam abandonadas.
É essa a nossa preocupação”, afirma o presidente da Junta.O director regional de Agricultura do Norte esteve presente na feira, mas não garantiu financiamento para os caminhos rurais. As verbas para este tipo de infra-estruturas estão esgotadas e a autarquia terá que esperar pelo próximo Quadro Comunitário de Apoio. Manuel Cardoso aproveitou a oportunidade para enaltecer a importância das feiras de produtos locais para o desenvolvimento da agricultura.“Por essa Europa fora há muitas feiras no mundo rural e o volume de negócios do conjunto destas feiras é muito grande”, garante o responsável.
A população também se mostra satisfeita com a realização desta feira na freguesia.“Trago as coisas que colho na agricultura. É tudo biológico”, garante Ana Correia.“É o primeiro ano que venho e vou participar mais vezes, porque é um convívio e há que manter a tradição”, afirma Teresa Neto.
A Feira de Produtos da Terra de Ervedosa já se realiza há 14 anos e o autarca local garante que é para manter.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário