Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Alfândega da Fé:Transladação do Santuário do Santo Antão em velocidade de cruzeiro

As obras de transladação do Santuário do Santo Antão da Barca, situado na margem direita do rio Sabor, no concelho de Alfândega da Fé, encontram-se em velocidade de cruzeiro”, apontando-se mesmo que todos os trabalhos estejam concluídos em 2013.No entanto, há espaços que ainda não estão definidos, como é caso de uma praia fluvial que acompanhará o espaço religioso.
O santuário Santo Antão da Barca, atualmente está situado numa zona que ficará submersa com o enchimento da barragem do Baixo Sabor. A capela será trasladada “pedra por pedra”, já os edifícios da área envolvente ficarão submersos, encontrando-se o novo projeto já em fase de licenciamento e terraplanagens.
Para além dos edifícios religiosos e de apoio, a criação de uma praia fluvial no local onde ficará o novo santuário constitui “o maior problema do processo”, devido à morfologia do terreno do sítio do Rebentão.
Apesar das obras se encontraram “em bom ritmo”, a festa em honra do Santo Antão da Barca, este ano ainda se realizará no mesmo local e tudo leva a crer que que será em definitivo, o ultimo ano para a realização da tradicional romaria que junta centenas de pessoas da região do Baixo Sabor.
De acordo com os registos históricos, a ermida do santo Antão da Barca foi mandada erguer pelos marqueses de Távora no século XVII.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário