Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
sábado, 8 de setembro de 2012
Feira do Azinhoso acontece este fim-de-semana com o burro mirandês em destaque
A Feira do Azinhoso, concelho de Mogadouro, decorre este fim-de-semana, dias 8 e 9 de Setembro, e pretende reavivar antigas tradições bem como promover e sensibilizar curiosos e criadores para a preservação e bem-estar do gado asinino e em particular da raça asinina de Miranda.
Para além dos passeios de burro e da tradicional gincana de burros, a Feira do Azinhoso oferece um vasto programa aos visitantes. Merenda tradicional, jantar e almoço convívio, missa, mostra e desfile de burros e festa popular são algumas das actividades que a organização propõe para um fim-de-semana animado.
A Feira Anual do Azinhoso foi revitalizada em 2004 pela AEPGA e a AIVECA – Associação para a Investigação e Valorização Etnográfica e Cultural de Azinhoso conjuntamente com o município de Mogadouro e a Junta de Freguesia de Azinhoso. O empenho da população local em cooperação com a organização do evento ajudou a recuperar antigas tradições como a gincana de burros, que sempre desafiou os mais arrojados e foliões do Azinhoso e aldeias vizinhas, a mostrar a sua perícia.
No concelho de Mogadouro, as feiras sempre tiveram um enorme impacto, nomeadamente, a Feira Anual do Azinhoso, cuja frequência era obrigatória para a maioria da população nordestina, tendo por isso uma influência não só de concelhia mas também regional.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário