Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Câmara de Vinhais contra classificação de interesse público


A Igreja e o Seminário dos Missionários Franciscanos de Vinhais podem vir a ser classificados como Monumento de Interesse Público. 
Esta é a intenção da Direcção Geral do Património Cultural, que publicou em Diário da República, em Outubro passado, o projecto relativo à classificação destes monumentos e respectiva zona especial de protecção, para consulta pública.  
A Câmara Municipal de Vinhais insurge-se contra esta proposta. “A Câmara não se opõe a que os edifícios sejam classificados. 
O que se opõe é que seja classificada toda a zona envolvente como uma zona de protecção especial. Ou seja, eles propõem que toda a zona que rodeia estes edifícios, que vai desde o centro da vila até para lá dos bombeiros seja também classificada. E isso não pode ser, porque este tipo de classificações traz grandes impedimentos a todos os níveis”, garante o autarca.
Américo Pereira diz mesmo que a avançar esta proposta põe em causa projectos importantes para o concelho de Vinhais.“Vai influenciar negativamente uma série de projectos que já foram executados naquela zona e outros que estão em vias de execução. 
O Ministério da Cultura não se pode esquecer que naquela zona estão construídas estradas, equipamentos que servem de apoio à realização de feiras, como é o caso da Feira do Fumeiro, o quartel dos bombeiros. 
Eles fazem esta proposta como se aquela zona fosse toda ela a quinta do Seminário, quando na verdade isso foi há 20 ou 30 anos”, afirma Américo Pereira.O autarca de Vinhais espera agora que o Ministério da Cultura recue na proposta de classificação do Seminário e Igreja de S. Francisco.
A Brigantia contactou a Direcção Regional de Cultura do Norte, que adiantou que está a analisar as reclamações que surgiram durante o período de consulta pública, para, posteriormente, enviar as suas observações para a Direcção Geral do Património.
Para já ainda não há uma data prevista para a conclusão do processo de classificação da Igreja e Seminário de Vinhais.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário