Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Parque do Castanheiro em Vinhais


Vinhais - município castanhícola com mais variedades de castanhas enxertas
O Município de Vinhais teve a coragem de criar um Parque Biológico, mesmo estando situado dentro do Parque Natural de Montezinho. 
Esta estrutura biológico-turística dá mais força à protecção e conservação de algumas espécies dentro da defesa da biodiversidade. Podia ficar-se pelo fumeiro e pelas castanhas mas entendeu ir mais além. Como as boas notícias nunca vêm sós prefigura-se, também, a criação do «Parque do Castanheiro». 
Esta boa nova foi-me dada pelo Presidente da Associação Florestal, Arbórea, Eduardo Roxo, tendo nós manifestado satisfação e apoio, que acabamos por transmitir ao Vice-Presidente do Município, Roberto Afonso. 
Por um lado, Vinhais é o município castanhícola de Portugal que possui mais variedades de castanhas enxertas. Por outro, o seu Presidente, Américo Pereira, é dos autarcas mais dinâmicos, preocupado em alargar as bases de um desenvolvimento sustentável. A criação do «Parque do Castanheiro em Vinhais» poderá ter mais impacto que o Parque Biológico, porque se assume como único no panorama nacional e é bem provável que venha a ser motivo de peregrinação dos que se preocupam, a nível mundial, com os castanheiros e as diferentes variedades de castanhas, correndo muitos o risco de extinção. 
Um bom Parque de Castanheiros em Vinhais pode ser um primeiro passo para a criação de um «Centro de Interpretação do Castanheiro e da Castanha». Dada a doença do cancro do castanheiro que grassa, é fundamental que as condições edafo-climáticas e a altitude sejam bem definidas e venha a ser criado em local ideal ao seu cultivo. Este parque arbóreo e castanícola vai trazer a Vinhais muitos estudiosos e curiosos, contribuindo para um maior desenvolvimento municipal e até regional.

Jorge Lage
in:jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário