Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 3 de agosto de 2013

Autarquia de Miranda do Douro cria o Banco Municipal de Manuais Escolares

A autarquia de Miranda do Douro acompanha com preocupação a atual situação económica e social das famílias do concelho e, como modalidade de apoio social, vai disponibilizar gratuitamente, a título de empréstimo, todos os manuais escolares aos alunos do 1º CEB.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes “esta iniciativa tem o propósito de maximizar a posterior recuperação dos manuais escolares, disponibilizando-os nos anos seguintes, através de um Banco Municipal de Manuais Escolares enquanto a adoção dos mesmos se mantiver, combatendo os encargos inerentes ao prosseguimento da escolaridade obrigatória e diminuindo o impacto ambiental, económico e social”, explica o edil.
O Banco Municipal de Manuais Escolares rege-se por um regulamento, apreciado favoravelmente pelo Conselho Municipal de Educação em 02/04/2013 e aprovado em Reunião da Câmara Municipal a 12/04/2013 e na Sessão da Assembleia Municipal do dia 29/04/2013.
O regulamento define os procedimentos, regras e deveres relativos ao empréstimo de manuais escolares aos alunos do 1º CEB do concelho de Miranda do Douro, sem qualquer encargo económico para as famílias.
Para que tal aconteça é necessária e imprescindível a colaboração e disponibilidade para organizar o processo dos professores, pais/encarregados de educação e dos seus educandos no sentido de preservarem os manuais, para que possam ser reutilizados em condições aceitáveis.
O Banco Municipal de Manuais Escolares (BMME) tem como objetivos evitar que o percurso escolar dos alunos seja dificultado pela falta de manuais escolares; proporcionar aos alunos uma atividade promotora da tolerância e solidariedade, tendo em vista a formação integral; promover a reutilização dos livros escolares; diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte das famílias e da autarquia; incentivar boas práticas de proteção e educação ambiental e envolver diversas entidades locais (Câmara Municipal de Miranda do Douro, Associações de Pais, Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, entre outras).

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário