O artista e musicólogo vinhaense Jorge Lima Barreto foi homenageado pela câmara municipal.
Numa cerimónia que decorreu no centro cultural a família recebeu a medalha de mérito municipal. Foi ao som de Video Garden que o antigo companheiro dos Telectu iniciou o espectáculo para relembrar o artista que morreu em 2011.J
orge Lima Barreto nasceu em Vinhais e tornou-se num reconhecido músico, escritor, conferencista e musicólogo. O antigo companheiro recorda-o com saudade. “Foi um prazer trabalhar e aprender com ele porque era uma pessoa de uma energia e de uma alegria enorme que transmitia uma confiança extraordinária”, refere Vítor Rua, acrescentando que “foi uma honra conviver e tocar com ele”.
Por ser uma figura marcante no panorama artístico português e até internacional, a câmara de Vinhais decidiu fazer-lhe uma homenagem póstuma através da atribuição da medalha de mérito municipal.
O presidente salienta a importância de relembrar os filhos da terra. “É um filho desta terra e é uma grande figura da arte em Portugal que deixou um grande legado em matéria e de cultura”, afirma Américo Pereira. “É importantíssimo que a autarquia não se esqueça da gente que destaca na sociedade portuguesa”, acrescenta.
A família recebeu esta homenagem com emoção. O pai agradece o gesto da autarquia. “É com muita honra, orgulho e emoção e lamento imenso que ele não possa estar presente mas a vida é assim”, refere Luís Lima Barretto, salientando que “ele adorava Vinhais e até nos livros que escrevia ele falava da terra”.
De salientar que Jorge Lima Barreto tocou e gravou com maiores nomes do jazz mundial e fundou a Anar Band com Rui Reininho em 1972.
No Centro Cultural de Vinhais está patente uma exposição com alguns dos trabalhos de Jorge Lima Barreto.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário