Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 6 de outubro de 2013

As ruas de Bragança deram licença a cães e donos para um passeio solidário. A LVTV juntou-se ao desfile e encontrou cães de várias raças, idades e tamanhos.


O Dia Mundial do Animal foi celebrado em Bragança com a “Cãominhada”, um desfile de 25 cachorros organizado pela  Associação AMICA. 
O passeio começou na Praça da Sé e seguiu pelas ruas da cidade, de modo a alertar a população para a importância de passear os cães respeitando algumas regras.  “Pretendemos mostrar à população que é possível passear os cães na cidade, que se deve passear o animal de estimação, que ele deve fazer exercício e poder passar bons momentos com ele. 
Mas também é super importante apanhar os dejectos caninos e isso é uma coisa que aqui nos nossos parques, não se verifica e é uma questão de cidadania e de respeito público e também pretendemos passar essa mensagem”, refere Ana Oliveira, da direcção da AMICAEm relação ao abandono dos animais considera que em Bragança há um longo trabalho a fazer.“Acho que é um flagelo, existem imensos animais abandonados, acho que sobretudo que a cultura aqui passa muito por não haver um grande respeito pela vida animal. 
É preciso trabalhar, dar informação às pessoas, muitas vezes as pessoas não sabem porque também não se importam e portanto há que insistir. A AMICA tem feito algumas palestras nesse âmbito, queremos fazer muitas mais, mas de facto precisamos de ajuda, precisamos de voluntários, precisamos de sócios, porque é difícil trabalhar assim”, afirma a representante da AMICA.
Alguns dos donos dos cães consideram, também, que é urgente mudar as mentalidades em relação à forma como se tratam os animais. “Quando se compra, quando se adopta quando se adquire um cão, nós sabemos que vamos ter que fazer sacrifícios. 
As pessoas que ficam com o cão, têm–no como companhia e depois vão de férias e optam por única e simplesmente deixar ficar o cão na rua e ao abandono”“ Há alguns animais abandonados podia-se cuidar melhor dessas situações”“Muitos abandonados mesmo, precisávamos de ser mais humanos, mais sensíveis, a maioria das pessoas tratam as pessoas como sejam objectos e não está certo”.
Quatro dezenas de donos de cães passearam os seus amigos de quatro patas pela cidade. A AMICA alertou para cuidados a ter com os cachorros e para importância de acabar com o abandono de animais em Bragança.

Escrito por Brigantia 

1 comentário: