Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Micóloga espanhola alerta para necessidade de regulamentar actividade

É urgente regulamentar a actividade micológica em Portugal. O alerta parte de uma investigadora espanhola que participou no encontro micológico promovido pelo Parque Biológico de Vinhais.  
Marisa Castro falou sobre o aproveitamento sustentável dos cogumelos mas considera que para rentabilizar a actividade deve ser aproveitado o trabalho já feito no Parque Natural de Montesinho. “Uma vez que não há legislação deve ser aproveitado aquilo que já está feito pelo Parque Natural de Montesinho para regulamentar a apanha pois há quem pense que eles se podem apanhar de qualquer forma e na verdade os cogumelos são propriedade dos proprietários dos terrenos”, afirma a especialistas, acrescentando que atrás que sector tem um grande potencial turístico uma vez que “as pessoas que vêm à região à procura de cogumelos acabam por dormir e comprar produtos regionais”.
Este encontro serviu também para dinamizar o Centro Micológico que está a funcionar desde Março. 
A directora do Parque Biológico de Vinhais revela que no próximo ano poderá ser organizado um congresso sobre o tema dos cogumelos. “Pensamos que em 2014 podemos avançar com a realização de um congresso de micologia com uma abordagem ibérica e menos regional porque os nossos vizinhos espanhois gostam muito deste tema e sempre que fazemos aqui algo eles são os primeiros a aderir”, refere Carla Alves.
A 16 e 17 de Novembro vão decorrer as Jornadas Micológicas com saídas de campo, recolha de cogumelos, uma exposição, workshops sobre cultivo de cogumelos e sem esquecer a vertente gastronómica.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário