Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Rota do património religioso para divulgar diocese

Foto: Paulo Rodrigues
A Diocese de Bragança-Miranda vai avançar com a criação da Rota do Património Religioso.
A intenção já era conhecida mas agora o projecto deverá concretizar-se graças à apresentação de uma candidatura para financiamento que ronda os 10 mil euros.  
O bispo da diocese considera que é fundamental dar a conhecer o património religioso da região. “Vamos passar da intenção à prática pois submetemos um projecto a aprovação uma vez que não tínhamos o suporte económico”, adianta Dom José Cordeiro, salientando que “com a colaboração de outras entidades e autarquias começa a chegar a hora de podermos criar essa rota, criando uma página na internet para divulgar a riqueza e beleza do nosso património”.
A revelação foi feita à margem de uma conferência realizada este sábado sobre património e turismo.
Por outro lado, o processo de inventariação do património, que estava parado, também deverá ser retomado. “Uma primeira já decorreu e correu bem mas o processo não está concluído e teremos de o fazer e ver com que recursos o vamos fazer”, refere o responsável da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda. “A igreja detém este património e por isso tem responsabilidades nesse sentido e nós queremos continuar este trabalho”, assegura o padre António Pires.Todo o trabalho feito ao nível da conservação e restauro do património só tem sido possível através do financiamento comunitário.
O director dos Serviços dos Bens Culturais da Direcção Regional de Cultura do Norte recorda que “temos vindo a fazer intervenções pontuais na igreja de Moncorvo e brevemente faremos novos trabalhos. 
Também na igreja de Freixo de Espada à Cinta fizemos o restauro de todas as pinturas”. A Sé de Miranda também já foi intervencionada “mas vamos voltar aos trabalhos porque foi aprovada uma candidatura das rotas das catedrais e que inclui a de Miranda”, revela Miguel Rodrigues.
Esta preservação do património religioso revela-se fundamental para revitalizar o turismo na região.
“Os principais monumentos com potencial turístico são de origem religiosa e a sua qualidade é um chamariz importante para o turismo e que pode também provocar o desenvolvimento turístico em qualquer região principalmente naqueles onde é mais valioso”, refere o vogal da Obra Nacional da Pastoral de Turismo, Varico Pereira.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário