Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Carris furtados na Linha do Tua

O Movimento Cívico pela Linha do Tua denunciou à REFER, o roubo de carris na estação de Abreiro, no concelho de Mirandela. 
Em comunicado, o Movimento Cívico, revela que a Linha Do Tua foi alvo de furto de carris, tendo desaparecido cerca de190 metros de ferrovia junto à estação de Abreiro, no concelho de Mirandela.
Ainda segundo o Movimento, trata-se de um acontecimento que "se vem somar a (outros) análogos nas proximidades da estação de Santa Luzia e em plena via entre as estações do Cachão e de Vilarinho, entre 2010 e 2012.No seu entender, a situação "só deriva do facto de continuar a haver um vergonhoso impasse sobre a resolução da situação da Linha do Tua, que encoraja este tipo de crime por prevaricadores que não se coíbem de saquear o material ferroso desta via-férrea", refere o comunicado.
Entretanto, o gabinete de comunicação da Refer confirmou à LUSA que "se tratou de um furto" e que a Refer-Rede Ferroviária Nacional "está a lavrar o respectivo auto de notícia para participar às autoridades".
A Refer garantiu ainda que irá recolocar os cerca de 190 metros de carril furtados da ferrovia onde não circulam comboios há mais de cinco anos, desde o último de quatro acidentes que provocaram outras tantas vítimas mortais e dezenas de feridos.
Os defensores da linha aproveitaram ainda para questionar a Refer sobre "quando é que o troço Brunheda - Cachão voltará a reabrir ao tráfego ferroviário". Sobre este assunto, a REFER nada avança.
Recorde-se que, dos 60 quilómetros que restam da linha centenária do Tua, que ligava Bragança à Linha do Douro, no Tua, a maior parte está desactivada, fazendo-se apenas circulação ferroviária entre Mirandela e o Cachão. O transporte das populações, no restante trajecto, é assegurado por táxis que fazem o antigo percurso do comboio. 
O futuro da linha, que ficará parcialmente submersa pela barragem do Tua, está agora dependente do plano de mobilidade que contempla a recuperação da ferrovia, mas que só começará a ser executado depois da conclusão do empreendimento hidroeléctrico prevista para 2016.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário