Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vimioso - Semear para colher

ALDEIA divulga espólio agrícola vegetal para preservar práticas tradicionais
Cerca de duas centenas de pessoas, oriundas dos mais variados pontos do país, tiveram oportunidade de conhecer o espólio vegetal agrícola cultivado no concelho de Vimioso, numa iniciativa denominada “Ao Encontro da Semente”.
“Este espólio aqui representado traduz de forma substancial o que é cultivado neste extremo do território português, reflectindo também o ânimo sentido pelos agricultores com as virtudes e benefícios das variedades que herdaram dos seus antepassados”, explica a presidente da Associação Aldeia, Isabel Sá.
A organização do evento esteve a cargo da Associação Colher para Semear e ALDEIA, inserida no âmbito de um projecto que a Associação ALDEIA tem curso, denominado "Ervas, Sementes e Saberes da Terra Fria Transmontana".
“Mantemos a preocupação de enveredar para a componente prática dos produtos cultivados e colhidos, pondo na mesa parte desse acervo e traduzindo-o em pratos de índole local”, refere a responsável.
Cartaz diversificado
Do programa do evento constaram palestras de apresentação de projectos locais exemplares relacionados com a produção de mel, azeite e queijo de cabra no concelho de Vimioso, seguidas de um debate em torno das potencialidades e dificuldades do sector agrícola.
Houve ainda espaço para uma oficina de tracção de animal a cargo da Associação Portuguesa de Tracção Animal (APTRAN), degustação de produtos regionais, animação cultural a cargo do grupo de música tradicional Las Çarandas acompanhado de um magusto tradicional. Também as turmas do Agrupamento de escolas de Vimioso visitaram a exposição do levantamento. 
“Ao Encontro da Semente” encerrou no com as oficinas de cuscos tradicionais de Vinhais, recolha e extracção de sementes e conservas de produtos hortícolas. Em simultâneo foi possível visitar um mercado de produtos, representativo da gastronomia regional e da qualidade dos produtos locais.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário