Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Desemprego faz aumentar violência doméstica

O desemprego vivido em altura de crise está a contribuir para fazer aumentar os números da violência doméstica no distrito de Bragança.
Um fenómeno revelado no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulheres.
No ano passado, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Bragança acompanhou 297 casos, dos quais 191 eram novos. 
Este ano ainda não há dados contabilizados, mas a coordenadora acredita que vão ser ultrapassados porque as pessoas denunciam mais e estão menos tolerantes à violência. “A ausência de rendimentos cria conflitos porque a aquisição de bens essenciais não é concretizada e em muitos casos têm de recorrer aos refeitórios sociais”, refere Teresa Fernandes, acrescentando que “a falta de recursos económicos e as dificuldades na gestão da economia doméstica, potencia factores de conflito, para além do tempo em que homem e mulher passam em casa por estarem desempregados”. 
Outra realidade que está a crescer é a da violência contra idosos. “É uma realidade que está a aumentar no distrito porque na sequência desta crise económica, a pensão dos idosos é utilizada como fonte de rendimento para o agregado familiar que retira o idoso do lar onde está institucionalizado e ao regressar a casa e ser incluído num ambiente familiar já disfuncional, estamos a potenciar uma situação de risco”, afirma a responsável à margem do segundo Seminário de Investigação e Práticas da Intervenção na Violência Doméstica, que decorreu hoje, em Bragança, onde se falou também da exposição de crianças à violência doméstica. 
A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Bragança está a acompanhar alguns casos. A presidente revela que o número de casos também “tem aumentado ligeiramente, neste momento estamos a acompanhar cerca de 80 casos, a maioria por negligência, mas também há casos de exposição à violência doméstica”. Anabela Martins esclarece que as crianças “não são vítimas de agressão, mas assistem à violência entre os pais”. Ainda assim, até agora não houve necessidade de retirar crianças do meio familiar. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário