Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O que é um mito?

O que é um mito?
Com muitas semelhanças em relação à lenda, o mito é uma narrativa respeitante a uma comunidade ou a um País, onde, geralmente, intervêm personagens com poderes sobrenaturais, isto é, poderes não acessíveis ao comum dos humanos. Estas personagens, também conhecidas como “seres míticos”, construíram grandes pontes ou montanhas, desviaram rios, transformaram paisagens, libertaram aldeias e vilas, etc.
Os mitos são, por isso, um elo poderoso de ligação entre o passado, o presente e o futuro no seio das respectivas comunidades. Daí que estas realizem, ciclicamente, festas e rituais (ou ritos), que, na realidade, são formas de manter vivas algumas destas histórias e as memórias que contêm.
(in Alexandre Parafita “Histórias de arte e manhas”, Texto Editores, Lisboa, 2005, p. 31)
O que são seres míticos?
São figuras sobrenaturais que intervêm, como personagens principais ou secundárias, nos contos populares, nas lendas e, sobretudo, nos mitos. Mouras encantadas, ogres, olharapos, duendes, lobisomens, diabo, bruxas, fadas e almas penadas são alguns dos seres míticos que fazem parte da literatura oral tradicional.
São igualmente famosos na cultura ocidental os seres míticos da antiguidade greco-romana (os centauros, os ciclopes, os sátiros, os cercopes...). E não menos conhecidos são também os seus mitos: “A Caixa de Pandora”, “O Rei Midas”, “O Palácio de Circe”, “A Cabeça de Medusa”, entre muitos outros.
(in Alexandre Parafita “Histórias de arte e manhas”, Texto Editores, Lisboa, 2005, p. 31)

Sem comentários:

Enviar um comentário