Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bragança - Falar chinês está na moda

Falou-se da história e da cultura da China esta semana no Instituto Politécnico de Bragança e na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela
» A aulas de chinês do Centro de Língua e Culturas chinesas da Escola Superior de Educação estão a ser um sucesso
A “China de Ontem e a China de hoje”, foi o mote das conferências proferidas pelo professor Cândido Azevedo professor na Universidade de Pequim. “Pretendemos, com esta iniciativa, dar aos estudantes informações no sentido de compreenderem o potencial da China, surgindo hoje como uma das grandes economias emergentes, fazendo ao mesmo tempo uma viagem restrospectiva de 500 de anos de fortes relações Luso-Chinesas”, explicou ao Jornal Nordeste o docente que têm uma forte ligação com o oriente. Depois da sessão, o aluno do IPB, Francisco Pereira referi que é por “ ser a economia da China, uma economia emergente no mundo é que vale a pena investir na aprendizagem deste idioma”. O aluno esteve atento e acredita que “é preciso perceber a China, aquela cultura , a história para trabalhar com aquele país”.
Estas conferências estiveram abertas aos estudantes e público em geral, mas direccionaram-se sobretudo, aos estudantes das Licenciaturas em turismo, Línguas para Relações internacionais, Gestão de Negócios Internacionais e Mestrado.
Centro de Língua e Culturas chinesas aberto desde Setembro
Desde o início deste ano lectivo, que a Escola Superior de Educação do IPB tem este centro em funcionamento.
Além de ser um suporte para os estudantes portugueses que aprendem mandarim e estudantes chineses que aprendem português na instituição, está também a aberto á comunidade. O mandarim é ensinado aos mais novos com a ajuda da professora chinesa que acompanha o projeto no IPB e com os próprios alunos chineses que frequentam o instituto. 
VOZES
Mariana Henrique ´
“Acho que é uma língua super interessante e acho que vai ser uma mais valia para o futuro, principalmente porque hoje mandarim no currículo conta muito. A China é um mundo que nos ultrapassa está muito evoluída e pode vir a ser a maior potencia do mundo, se não é já”
Eduardo Fernandes
“Decidi estudar esta língua porque queria algo diferente, que de certa forma complementasse o meu currículo, é muito mais comum dominar-se outras línguas do que propriamente esta. Para além disso, trabalhar com ou na China é uma hipótese que coloco”

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário