As máscaras da Ásia são o tema em destaque até domingo, na Mascarate, a bienal da máscara que decorre em Bragança.
A bienal que junta rituais, exposições, debate e espetáculos em torno das típicas máscaras associadas às festas de inverno no Nordeste Transmontano reserva em todas edições espaço para outras regiões do mundo onde a máscara é também um elemento cultural.
As coloridas e elaboradas máscaras da Ásia estão em destaque durante os quatro dias no Teatro Municipal de Bragança numa exposição em parceria com a Fundação Oriente.
Além da exposição, as máscaras do Oriente e teatro sombras fazem também parte do programa numa oficina destinada às crianças, no âmbito do “papel educativo” que a Macararte pretende assumir, envolvendo as escolas na organização e apoio à iniciativa.
A novidade desta edição passa pela introdução no programa de uma tradição da aldeia de Outeiro, no concelho de Bragança, a dança da rosca e arrematação do Charolo, um andor enfeitado com roscas que faz parte dos rituais religiosos e que é arrematado no final da festa de São Gonçalo, no mês de janeiro.
O resultado da arrematação do Charolo reverterá para uma instituição de solidariedade.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário