Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Vale de Salgueiro - Fumar um maço inteiro aos 10 anos... no Dia de Reis

Se a tradição já não é o que era, segundo clamam alguns, locais há que fazem questão em preservar os seus costumes. É o que acontece em Vale de Salgueiro, Mirandela, onde as crianças são incentivas a fumar na data em que se assinala o Dia de Reis, conta esta segunda-feira o Jornal de Notícias.
Tem 10 anos e assegura que hoje, Dia de Reis, irá fumar um maço inteiro. E isto com consentimento dos pais.
Ora, o que à partida poderá suscitar, no mínimo, alguma estranheza, dada a tenra idade da criança, em Vale de Salgueiro, Mirandela, trata-se de cumprir uma tradição.
Todos os anos, no dia 6 de Janeiro, os miúdos daquela localidade são incitados pelos adultos a fumar. O costume tem vindo a passar de geração em geração e divide opiniões, sobretudo pelos efeitos nefastos que pode ter no que à saúde das crianças diz respeito.
Aliás, as festividades que ali se celebram duram dois dias e são justamente apelidadas de Festa dos Rapazes, indica o Jornal de Notícias.

in:jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário