Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Outono inspira idosos do concelho de Bragança

Folhas secas e ouriços foram alguns dos elementos utilizados pelos utentes das instituições para decorar as telas
Cerca de 100 idosos do concelho de Bragança pintaram e decoraram telas, na passada quinta-feira, inspiradas no tema “Outono na nossa terra”. Esta actividade, inserida no projecto Idosos (Com)vida, foi promovida pelo Núcleo Distrital da Rede Europeia Anti – Pobreza (EAPN), em parceria com sete instituições de apoio a idosos. 
Ivone Florêncio, técnica distrital da EAPN, explica que este é um projecto que começou em 2011 e que tem tido uma boa adesão por parte das instituições, porque “tem sido visto como uma mais valia para as instituições e para os idosos”. 
O tema “Outono na nossa terra” faz recordar velhos tempos e tradições aos idosos.
“Nesta época começavam-se as vindimas, depois fazia-se a sementeira dos cereais e depois entrava-se na época da matança dos porcos”, recorda António Vaz, de 88 anos.
Recordações comuns a Maria Centena, de 97 anos. “Fazia-se a sementeira, apanhavam-se as castanhas, ia-se ao nabal buscar comida para os animais, íamos lavrar…”, acrescenta a idosa. 
Na decoração das telas predominaram elementos desta estação do ano recolhidos no campo, como folhas secas e ouriços de castanhas. Antes de porem “mãos à obra”, os idosos visitaram o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e o Centro de Fotografia Georges Dussaut, onde vão ficar expostos os trabalhos realizados pelos utentes das instituições.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário