Folhas secas e ouriços foram alguns dos elementos utilizados pelos utentes das instituições para decorar as telas
Cerca de 100 idosos do concelho de Bragança pintaram e decoraram telas, na passada quinta-feira, inspiradas no tema “Outono na nossa terra”. Esta actividade, inserida no projecto Idosos (Com)vida, foi promovida pelo Núcleo Distrital da Rede Europeia Anti – Pobreza (EAPN), em parceria com sete instituições de apoio a idosos.
Ivone Florêncio, técnica distrital da EAPN, explica que este é um projecto que começou em 2011 e que tem tido uma boa adesão por parte das instituições, porque “tem sido visto como uma mais valia para as instituições e para os idosos”.
O tema “Outono na nossa terra” faz recordar velhos tempos e tradições aos idosos.
“Nesta época começavam-se as vindimas, depois fazia-se a sementeira dos cereais e depois entrava-se na época da matança dos porcos”, recorda António Vaz, de 88 anos.
Recordações comuns a Maria Centena, de 97 anos. “Fazia-se a sementeira, apanhavam-se as castanhas, ia-se ao nabal buscar comida para os animais, íamos lavrar…”, acrescenta a idosa.
Na decoração das telas predominaram elementos desta estação do ano recolhidos no campo, como folhas secas e ouriços de castanhas. Antes de porem “mãos à obra”, os idosos visitaram o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e o Centro de Fotografia Georges Dussaut, onde vão ficar expostos os trabalhos realizados pelos utentes das instituições.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário